Foi com grande sentido de orgulho e de responsabilidade que aceitei o convite da Improve (entidade de formação pós-graduada para veterinários presente em dezenas de países) para lecionar o seu primeiro curso a nível mundial inteiramente dedicado à Gestão para Veterinários.

Este desafio, acaba por ser o reconhecimento de 20 anos de dedicação à profissão veterinária, primeiro cinco anos a estudar, depois um de estágio e já lá vão catorze de prática clínica, cirurgia (incluindo cirurgia ortopédica por toda a região centro), muita formação (quer assistida quer lecionada), consultoria especializada e como não poderia deixar de ser a gestão da Vet Póvoa e agora também da Dona Micas.

Assim sendo considero que este é também o reconhecimento da nossa clínica como uma líder a nível nacional, e a prova de que o nosso foco quase obcecado nos patudos que nos são entregues e nas pessoas que em nós confiam a vida dos seus companheiros, vale muito a pena.

Posto isto, é hora de agradecer a todos os que nos fizeram chegar a este patamar.

Em primeiro lugar à nossa fantástica e incansável equipa, incluindo todos os que de qualquer forma foram participando neste projeto ao longo dos últimos 12 anos, com os quais mantemos estreitas relações de colaboração e amizade.

Reconheço que não será fácil trabalhar numa organização em que todos os dias temos de aprender, todos os dias temos de começar como se fosse do zero, com muita humildade, muita dedicação, muito esforço, muito investimento pessoal, muita perseverança e muita resiliência.

Uma organização em que todas as sugestões e reclamações são bem vindas e analisadas até ao mais ínfimo pormenor, e se algum procedimento por algum motivo correr menos bem (porque somos todos humanos), é prontamente analisado e corrigido.

Uma organização que trabalha em verdadeira simbiose, em que todos os esforços são direcionados para os objetivos comuns e em que todos os patudos são tratados como se fossem nossos.

Implementar projetos de melhoria contínua, gestão pela qualidade total ou filosofias lean numa pequena clínica veterinária no centro deste pequeno grande país, só é possível com pessoas extraordinárias.

O resultado é absolutamente fantástico e faz compensar todos os esforços.

Os processos, implementados ao longo desde anos, de redução dos tempos de espera, gestão integrada de fichas clínicas, gestão automática de stocks, assim como os investimentos realizados em equipamentos de elevada tecnologia e a formação dos nossos quadros permitem-nos ser muito mais eficientes e satisfazer as solicitações de forma cada vez rápida e eficaz. Mas isto é só o inicio, pretendemos continuar a apresentar novidades a cada ano, a cada mês e a cada dia.

Deixo uma palavra de apreço aos familiares da equipa (incluindo à minha), por todas as noites, fins de semana, feriados, Natais e passagens de ano que estiveram privados da companhia dos seus ente queridos, porque havia um patudo aflito a precisar de cuidados.

Gostaria de agradecer também aos colegas das organizações com que mantemos parcerias, quer seja os que nos enviam casos mais complexos, os que nos recebem para procedimentos mais especializados como a TAC ou a RM, e aos colegas que prestam serviços de especialidade nas nossas instalações.

Aos fornecedores que partilham a nossa visão e que fazem esforços extra para que um medicamento esteja disponível para salvar uma vida, ou para que um implante ortopédico raro possa estar à nossa disposição em 48 horas. Para os laboratórios que fazem um esforço extra para que análises altamente especializadas e complexas cheguem um dia antes do previsto, para resolver os problemas em tempo útil ou simplesmente aliviar um sofrimento 24h antes do previsto.

Para os patudos que tratamos vai um agradecimento especial por serem uma lição de vida. São verdadeiras forças da Natureza, e por vezes quando tudo parece perdido, conseguem arranjar energia de forma que nem a medicina consegue explicar

Mas tudo isto só é possível pela confiança dos nossos clientes, alguns deles há duas e três gerações, que nos entregam a vida e o bem estar dos melhores companheiros do mundo: Os vossos.

A TODOS UM MUITO OBRIGADO

Ricardo Almeida

Diretor Clínico Vet Póvoa

Saiba mais em aqui.