Jornal Animal

Gestão para Veterinários

Foi com grande sentido de orgulho e de responsabilidade que aceitei o convite da Improve (entidade de formação pós-graduada para veterinários presente em dezenas de países) para lecionar o seu primeiro curso a nível mundial inteiramente dedicado à Gestão para Veterinários.

Este desafio, acaba por ser o reconhecimento de 20 anos de dedicação à profissão veterinária, primeiro cinco anos a estudar, depois um de estágio e já lá vão catorze de prática clínica, cirurgia (incluindo cirurgia ortopédica por toda a região centro), muita formação (quer assistida quer lecionada), consultoria especializada e como não poderia deixar de ser a gestão da Vet Póvoa e agora também da Dona Micas.

Assim sendo considero que este é também o reconhecimento da nossa clínica como uma líder a nível nacional, e a prova de que o nosso foco quase obcecado nos patudos que nos são entregues e nas pessoas que em nós confiam a vida dos seus companheiros, vale muito a pena.

Posto isto, é hora de agradecer a todos os que nos fizeram chegar a este patamar.

Em primeiro lugar à nossa fantástica e incansável equipa, incluindo todos os que de qualquer forma foram participando neste projeto ao longo dos últimos 12 anos, com os quais mantemos estreitas relações de colaboração e amizade.

Reconheço que não será fácil trabalhar numa organização em que todos os dias temos de aprender, todos os dias temos de começar como se fosse do zero, com muita humildade, muita dedicação, muito esforço, muito investimento pessoal, muita perseverança e muita resiliência.

Uma organização em que todas as sugestões e reclamações são bem vindas e analisadas até ao mais ínfimo pormenor, e se algum procedimento por algum motivo correr menos bem (porque somos todos humanos), é prontamente analisado e corrigido.

Uma organização que trabalha em verdadeira simbiose, em que todos os esforços são direcionados para os objetivos comuns e em que todos os patudos são tratados como se fossem nossos.

Implementar projetos de melhoria contínua, gestão pela qualidade total ou filosofias lean numa pequena clínica veterinária no centro deste pequeno grande país, só é possível com pessoas extraordinárias.

O resultado é absolutamente fantástico e faz compensar todos os esforços.

Os processos, implementados ao longo desde anos, de redução dos tempos de espera, gestão integrada de fichas clínicas, gestão automática de stocks, assim como os investimentos realizados em equipamentos de elevada tecnologia e a formação dos nossos quadros permitem-nos ser muito mais eficientes e satisfazer as solicitações de forma cada vez rápida e eficaz. Mas isto é só o inicio, pretendemos continuar a apresentar novidades a cada ano, a cada mês e a cada dia.

Deixo uma palavra de apreço aos familiares da equipa (incluindo à minha), por todas as noites, fins de semana, feriados, Natais e passagens de ano que estiveram privados da companhia dos seus ente queridos, porque havia um patudo aflito a precisar de cuidados.

Gostaria de agradecer também aos colegas das organizações com que mantemos parcerias, quer seja os que nos enviam casos mais complexos, os que nos recebem para procedimentos mais especializados como a TAC ou a RM, e aos colegas que prestam serviços de especialidade nas nossas instalações.

Aos fornecedores que partilham a nossa visão e que fazem esforços extra para que um medicamento esteja disponível para salvar uma vida, ou para que um implante ortopédico raro possa estar à nossa disposição em 48 horas. Para os laboratórios que fazem um esforço extra para que análises altamente especializadas e complexas cheguem um dia antes do previsto, para resolver os problemas em tempo útil ou simplesmente aliviar um sofrimento 24h antes do previsto.

Para os patudos que tratamos vai um agradecimento especial por serem uma lição de vida. São verdadeiras forças da Natureza, e por vezes quando tudo parece perdido, conseguem arranjar energia de forma que nem a medicina consegue explicar

Mas tudo isto só é possível pela confiança dos nossos clientes, alguns deles há duas e três gerações, que nos entregam a vida e o bem estar dos melhores companheiros do mundo: Os vossos.

A TODOS UM MUITO OBRIGADO

Ricardo Almeida

Diretor Clínico Vet Póvoa

Saiba mais em aqui.

Visita às vitimas dos incêndios

Desta vez vamos fazer ligeiramente diferente…

Ficámos atónitos e revoltados com as noticias daquele fatídico fim de semana.

Sentimos uma imensa tristeza ao ver a nossa maravilhosa região ardida, com noticias de pessoas feridas e mortas, outras desesperadas sem conseguir contatar os familiares e amigos, outras que perderam o investimento de toda uma vida. São danos sentimentais e materiais irrecuperáveis.

Mas, mais uma vez, a resposta solidária deste povo nos demonstrou que vale a pena reerguer tudo das cinzas outra vez, tendo rapidamente chegado ajuda para minimizar o sofrimento e as carências dos afetados.

Na nossa clínica, desta vez vamos fazer um pouco diferente… Como consideramos que essas aldeias e vilas estão também a precisar de uma palavra amiga, de um sorriso e de muito animo para a reconstrução, estamos a preparar, com um grupo de amigos, um conjunto de visitas com quatro objetivos principais:

  1. Levar uma palavra de conforto àquela gente
  2. Dar uma ajuda na reconstrução de estruturas perdidas, essenciais para a subsistência
  3. Detetar necessidades para reportar aos centros de recolha de bens solidários
  4. Levar os carros cheios para alguma necessidade mais imediata

Aqui na clínica, além de disponibilizarmos várias dezenas de quilos de ração, temos à disposição, um posto de recolha para alimentação de animais de companhia, que jamais devem ser esquecidos numa catástrofe como esta.

Vamos dando notícias dos progressos…

Dia do Animal

Nas comemorações do dia do Animal, de São Francisco de Assis, e do Médico Veterinário, começámos a manhã com consultas e cirurgias muito especiais.

Deslocamo-nos a um jardim de infância para uma hora de grandes brincadeiras à volta da saúde dos nossos companheiros de quatro patas.

Foi muito bom ver a atenção dos mais novos às nossas explicações e o espirito de entreajuda que se criou à volta dos nossos peluches doentes e acidentados. Felizmente já estão todos bem 🙂

Agora voltamos ao mundo real para um resto de dia nas consultas e cirurgias.

Dia 04 de Outubro Dia do Animal

Hoje celebra-se o Dia do Animal.

Em boa verdade é também o dia dos Médicos Veterinários e de São Francisco de Assis.

Este santo fundador da Ordem dos Franciscanos e criador do Presépio tal como o conhecemos hoje, demostrava um amor e compaixão por todos os seres vivos em geral e pelos animais em particular.

Assim sendo tornou-se padroeiro da ecologia e dos animais.

Não podemos deixar passar este dia sem lhe prestar a devida homenagem e desejar a todos os nossos melhores amigos um feliz dia do animal. Aproveitem para passear muito…

Queremos também deixar uma palavra de apreço a todos os médicos veterinários e às equipas de enfermeiros e auxiliares que dedicam a vida a dar o máximo de qualidade de vida aos nossos companheiros, quer prevenindo, quer tratando doenças e acidentes.

Melhoria Contínua

Com o objetivo de continuar a melhorar o atendimento aos nossos clientes, bem como aos seus companheiros de estimação, continuamos com um esforço de investimento para a melhoria contínua de processos.

Assim a nossa clínica encontra-se em formação num programa co-financiado pelo Portugal 2020 designado MOVE PME. Encontra-se centrado na qualidade de atendimento e certificação.

O objetivo é aumentar a qualidade de serviço e de atendimento ao cliente, mantendo um preço justo e adequando o tratamento proposto à expetativa de cada dono.

 

A primeira grande alteração foi a implementação do sistema de marcação de consultas, de modo a acabar com os tempos de espera.

A marcação de consultas pode ser requisitada especificamente para um dos nossos seis médicos veterinários, bastando que o cliente o solicite. Só assim poderá ser sempre acompanhado pelo médico veterinário da sua preferencia.

Com a marcação perde menos tempo em salas de espera e pode utilizá-lo para o que realmente importa.

As consultas que se apresentarem sem marcação são atendidas por ordem de chegada, excepto as urgências que têm sempre prioridade.

Em breve teremos mais novidades…

Visita da Revista Veterinária Atual

Durante o mês de Junho fomos a clínica em destaque na revista que mais promove a Medicina Veterinária no nosso país, a “Veterinária Atual”.

Agora foi a vez do artigo on line que partilhamos com os nossos clientes e amigos.

Leia o artigo completo em:

Artigo Veterinária Atual

 

Novos Videos sobre Leishmaniose Canina

No seguimento do mês de Junho ser dedicado à Leishmaniose Canina, carregamos novos videos no nosso canal do Youtube.

Para visualizar os novos conteúdos basta clicar nos Links:

Detecção e Prevenção de Leishmaniose

Leishmaniose Endémica em Portugal

Como a Leishmaniose afeta o meu cão

Leishmaniose em Cachorros

Qualquer dúvida, não hesitem em contactar a nossa equipa.

 

 

Primavera

Finalmente a temperatura começou a subir e o tempo a melhorar.

Junto com todas as belezas da Primavera em que toda a Natureza se renova, e com o aumento dos passeios com os nossos companheiros, aparecem também alguns riscos para os quais devemos estar prevenidos.

De longe que o mais comum é o aparecimento massivo de parasitas externos (Pulgas, Carraças e Mosquitos).

Assim durante o mês de Abril, a Vet Póvoa volta a promover a desparasitação externa

Campanha Parasitas Externos

No entanto existem outras ameaças a ter em conta:

Maior prevalência de otites, alergias cutâneas e respiratórias, infeções de pele e gastroenterites.

Reações anafiláticas à picada de insetos (outro tipo de alergia)

As temíveis “praganas”, que são sementes que se agarram ao corpo dos nossos companheiros, e que apesar de não terem movimentos próprios se vão introduzindo profundamente nos tecidos, podendo afetar a pele, globos oculares, canais auriculares, genitais, boca, etc.

Veja o video da remoção de praganas realizado na Vet Póvoa, aqui:

Remoção de Praganas

Assim, recomendamos todos os donos de animais de estimação a usufruírem muito desta Primavera, tendo apenas o cuidado de desparasitar os companheiro respeitando o peso, o tempo de proteção e o tipo de proteção mais adequado para cada um e a inspecionarem rapidamente os vossos companheiros no final de cada passeio.

Para qualquer esclarecimento adicional, não hesitem em contatar o vosso médico veterinário.

Deduções no IRS (na Medicina Veterinária)

Após vários anos de tentativas para a consciencialização da importância das despesas em atividade veterinárias das famílias portuguesas, finalmente em 2016 o governo aprovou a dedução no IRS de 15% do IVA suportado neste setor até um limite de 250 euros anuais.

Para usufruir desta vantagem basta pedir fatura com o número de identificação fiscal e confirmar no site e-fatura que o documento foi corretamente introduzido.

Na nossa clínica a introdução do NIF basta ser realizada uma única vez, no momento da abertura da ficha de novo cliente. A partir desse momento todas as faturas serão emitidas com o respetivo NIF.

O IVA dos serviços veterinários mantém-se na taxa máxima de 23%, ao contrário das atividades relacionadas com a medicina humana e medicina dentária que não são sujeitas e este imposto.

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre este assunto, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Queremos melhorar com a idade

Hoje a Vet Póvoa, no local onde a conhecemos, faz a bonita idade de 21 anos, sendo que faz 11 anos com a atual gerência.

Como há coisas que melhoram com a idade e o nosso objetivo é melhorar todos os dias, a prenda que a Vet Póvoa recebeu foi um novo equipamento de vanguarda para realizar cirurgias complexas.

Basicamente, trata-se de um computador que permite selar vasos sanguíneos em segundos e de forma praticamente indolor.

Assim melhoramos a nossa capacidade de resposta aos clientes que pretendem realizar procedimentos mais avançados ou simplesmente que pretendam reduzir o tempo de anestesia ou melhorar o conforto pós-operatório dos seus amigos de quatro patas.

Aproveitamos para agradecer a todos os nossos clientes e amigos que diariamente depositam a sua confiança na nossa equipa, ao entregar-nos um bem tão valioso como os seus companheiros.

Só assim é que vale a pena fazer 21 anos.

OBRIGADO