Ajuda nos Incêndios – Queimaduras Graves

Nos últimos anos, o mês de Outubro tem sido bastante complicado para Portugal, em particular para a zona centro do país.

Este ano foi o Leslie que não deu descanso à região, embora, felizmente, se tenha ficado essencialmente por danos materiais.

Mas em 2017 não foi bem assim… No dia 15 de Outubro, um dia extraordinariamente quente, associado a fenómenos difíceis de explicar trazia um verdadeiro inferno ao nosso país e à nossa região.

 

Nos dias seguintes começou uma vaga de solidariedade impressionante, ao qual a equipa da Vet Póvoa e os nossos clientes não ficaram indiferentes. Recolhemos alimentos e outros bens necessários ao bem estar animal e rumámos até uma das zonas mais afetadas, previamente identificada por uma das clínicas veterinárias nossa parceira.

 

Quando lá chegámos havia uma mistura de desolação e vontade de recuperar o que o fogo tinha destruído em poucos minutos, que em alguns casos era praticamente tudo. “O fogo passou por onde quiz, mas nós ficámos”, dizia-nos uma senhora com cerca de 80 anos, profundamente desolada.

 

Junto com o pessoal da Junta de Freguesia de São Pedro de Alva e muitos voluntários seguimos estrada fora para a distribuição dos produtos de primeira necessidade, assim como de sementes e plantas para reiniciar as hortas que estavam reduzidas a cinzas.

Pelo caminho encontrámos alguns patudos em dificuldades, alguns com extensas lesões causadas pelo incêndio, nomeadamente queimaduras nas almofadas plantares de difícil tratamento. Tivemos de utilizar desbridamentos cirúrgicos, antibióticos, controlo de dor, pomadas cicatrizantes, e muito carinho durante algumas semanas, de forma a promover a recuperação e devolução dos patudos aos seus tutores, perfeitamente saudáveis.

Assim, no dia em que faz precisamente um ano do último animal entregue àqueles que já tinham perdido tanto, gostaríamos de agradecer aos clientes que fizeram donativos para esta causa, tornando esta missão possível.

A todos um Muito Obrigado!