Cirurgia Gato – Reconstrução Abdominal

Mas há dias que são mesmo muito diferentes de todos os outros…

Em Proença a Nova, um gatinho foi recolhido de uma armadilha para capturar javalis, em que esteve preso durante um período desconhecido de tempo.

Os primeiros cuidados de hidratação,  suporte de vida e controlo de infeção foram prestados pela Proença Vet, que depois de ter conseguido cicatrizar os ferimentos nos enviou o caso para reconstrução abdominal.

 

Na abordagem inicial ao caso, parecia que apenas a pele estaria severamente afetada, no entanto a cirurgia não é matemática: ao iniciarmos o procedimento deparámo.nos com uma rutura abdominal completa (estando vários órgão abdominais com contato direto com o tecido sub-cutâneo.

 

 

Iniciámos a reconstrução do músculo, seguidamente do espaço subcutâneo e finalmente retirámos uma grande quantidade tecido cicatricial de modo a chegarmos a um resultado final satisfatório.

Com tantos anos de cirurgia, nunca deixamos de nos espantar com a complacência, resiliência e capacidade de recuperação de alguns animais.

Queremos agradecer à Dra. Daniela Carneiro da Proença Vet pela confiança em nós depositada desde 2006, à nossa equipa cirúrgica sem a qual não seria possível realizar procedimentos esta complexidade e aos nosso estagiários que têm disponibilidade para nos irem fazendo o registo fotográfico.

Pelo que sabemos este gatito está a recuperar muitíssimo bem no conforto de sua casa.