urgências 24 horas | T. 916 128 849

Tumores Mamários

Tal como os seres humanos, também os nossos patudos podem sofrer de tumores mamários.

Com especial incidência em fêmeas, estes tumores aparecem mais frequentemente a partir dos 7 anos de idade, podendo ser benignos ou malignos.

Dois Tumores Mamários de Grandes Dimensões

Como as hormonas sexuais desempenham um papel preponderante na patologia, existem fatores de risco que podem facilmente ser prevenidos, entre eles:

  • Realizar a Ovariectomia ou Ovariohisterectomia – OVH (vulgarmente  conhecidas como castração). Quanto mais cedo na vida for feita a cirurgia, menor a probabilidade de vir a desenvolver tumores mamários no futuro. Regra geral, quanto menos cios existirem melhor.

Na Vet Póvoa a OVH é realizada com uma tecnologia que permite reduzir substancialmente o tempo, risco, taxa de infeção e desconforto pós-operatório.Saber mais

Ver Vídeo

Também dispomos de cirurgia laparoscópica de mínima invasão para os clientes que a solicitem.

  • Nunca administrar “pilulas”, anticonceptivos ou inibidores de cio sem um escrupuloso acompanhamento do seu médico veterinário.
  • A amamentação pode ter um efeito protetor. No entanto, caso opte por deixar que a gata ou cadela tenha uma ou mais ninhadas, aconselhe-se com o seu médico veterinário assistente. Uma ninhada não programada pode ser extremamente perigoso e potencialmente fatal. Aconselhamos a castração aproximadamente 3 meses após o parto.

Prevenir é o melhor remédio, mas caso detecte algum nódulo palpável ou visível na região ventral, faça o rastreio para não deixar avançar a doença.

Depois da prevenção, o tratamento precoce é a melhor opção, existindo vários alternativas disponíveis.

Para saber um pouco mais, veja o caso clínico desta patuda super simpática, clicando na foto.