urgências 24 horas | T. 916 128 849

All posts by ricalmeida

Muito Obrigado aos Nossos Heróis

Em primeiro lugar, esperamos que estejam bem!

Passado praticamente um mês do estado de Emergência Nacional, é altura de agradecer aos nossos heróis.

Desde os profissionais de saúde que estão no terreno, passando por todos aqueles que trabalham diariamente para conseguirmos manter uma vida relativamente normal, aos que estão a tomar conta das nossas crianças, e terminando nos que estão isolados em casa, atuando como agentes de saúde pública e impedindo a propagação do vírus, todos temos um papel a desempenhar nesta pandemia.

Relativamente à Vet Póvoa, as doenças e traumatismos dos nossos patudos não fizeram quarentena, pelo que continuamos a trabalhar (embora com um plano de contingência apertado e medidas de proteção adicional).

Obrigado

Na Dona Micas, podemo-nos orgulhar de não ter falhado um único envio e ter cumprido os prazos de entrega.

Obrigado

Assim sendo, fica um agradecimento especial à nossa incansável equipa, aos nossos fornecedores e à DHL Parcel, que tudo têm feito para que nada falte aos nossos patudos neste momento tão difícil para todos.

Deixamos as nossas condolências aos que perderam amigos ou familiares, as rápidas melhoras para os doentes e uma palavra de esperança para todos os que viram o seu trabalho ou negócio extremamente afetado por esta crise.

Resumindo, uma palavra de conforto para todos, uma vez que este vírus estragou os planos de toda a gente, mas não temos dúvidas que o vamos vencer.

#FiqueEmCasa #VaiFicarTudoBem

Obrigado

 

Plano de Contingência Covid-19 na Vet Póvoa e na Dona Micas

 

 

Covid19

Dada a situação atual que estamos a viver, a nossa equipa de médicos veterinários, tendo em conta as indicações da OMV e da DGS, criou um plano de contingência Covid-19 na Vet Póvoa e na Dona Micas.

O objetivo será o de diminuir o contato entre pessoas durante o período de crise, de forma a limitar a propagação do vírus pelos seus clientes e colaboradores.

Assim sendo, pedimos aos nossos clientes que:

1. Sempre que possível marque consulta de forma a limitar os tempos de espera.

2. O ideal é que venha apenas uma pessoa a acompanhar cada patudo.

3. Quando as condições climatéricas permitirem espere no nosso terraço, iremos adquirir bancos novos para se poder sentar com o seu patudo de forma mais confortável.

4. Higienize as mãos à chegada com o líquido disponibilizado na receção, é o mesmo utilizado na nossa preparação para as cirurgias.

5. Se tiver sintomas suspeitos não saia de casa e não se dirija a nenhuma unidade de saúde! Contacte a Linha Saúde 24 através do 808 24 24 24.

6. Não leve a mal não ser cumprimentado como habitualmente. Um sorriso e um bom dia bastam para nos saudarmos.

7. Tenham cuidados com possíveis fugas dos vossos patudos. Teremos as janelas abertas muito mais frequentemente.

8. Use a nossa loja online para adquirir os produtos necessários aos seus patudos.
Estamos sempre disponíveis no site www.donamicas.pt ou pelo telefone 239445454.
Temos um desconto extra para o ajudar a não ter de sair de casa.

Informamos ainda que as nossas reuniões internas deixam de existir de forma física, deixámos de receber delegados de informação médica e suspendemos todas as ações de formação programadas para o curto-médio prazo, por tempo indeterminado.

Apesar de ter havido um caso suspeito num cão, tendo em conta o conhecimento atual, os animais de companhia não contraem esta doença e não são transmissores do vírus. Saiba mais sobre este assunto Aqui

Nunca se esqueça que ao proteger-se a si, está a proteger todos! Vamos vencer o Covid-19!

Covid19

 

Hoje Fazemos 24 Anos, Mas as Prendas São Para Si!

Com entrada de Fevereiro, a nossa clínica completa 24 anos,  assinalando também 14 anos da atual gerência.
Tem sido um caminho fantástico com clientes maravilhosos que nos confiam patudos incríveis!

Em 2020, podemo-nos orgulhar de ter uma clínica extraordinariamente bem equipada e provida de todos os recursos necessários à medicina veterinária moderna e em constante evolução.

No entanto, toda a nossa equipa se encontra em formação contínua para nunca esquecer que tratamos patudos e gerimos expetativas dos seus tutores e não nos centramos apenas em exames, sem conversar com as pessoas ou examinar os seus companheiros de 4 patas. 

Acreditamos na manutenção das bases da medicina como pilar da nossa atuação.

A clínica que tinha em 2006 apenas 2 colaboradores, tem agora 11 elementos (fora estagiários em formação), que todos os dias dão o seu melhor para evitar ou resolver os problemas de saúde dos melhores companheiros do mundo: os vossos.

Também a nossa loja online lançada em 2018, tem tido um percurso muito interessante! Saiba mais Aqui.

Apesar de nos querermos afirmar como uma loja local e que compra, gera emprego, paga impostos, e apoia instituições locais, temos tido vários pedidos para fora de Coimbra e até para o estrangeiro (curiosamente quase sempre para antigos clientes da Vet Póvoa).

Ao longo destes anos, temos investido muito nestes projetos… na equipa, em conhecimento, em equipamentos, em melhorias na gestão, no conforto dos patudos e na relação com os nossos clientes.
 
Este ano não será exceção, além das melhorias na eficiência energética e de alguns equipamentos que temos vindo a renovar, vamos avançar com as novas instalações da Dona Micas.

Esta decisão ocorreu após a análise de várias centenas de sugestões de melhoria por parte dos nosso clientes, que diagnosticaram como principal problema a falta de estacionamento das nossas instalações.

Posto isto, vamos avançar com a construção de um complexo o mais integrado possível na natureza e onde possa ser uma prazer ainda maior consultar a nossa equipa. Estas instalações serão mais focadas no bem estar e na manutenção da saúde, do que propriamente na doença.

Anos

Para o infortúnio de ocorrerem doenças muito complexas, acidentes graves e para os casos referenciados de outras clínicas e consultórios que nos chegam todos os dias, manteremos a velhinha Vet Póvoa. Assim, sossegamos também os clientes que se mostraram preocupados com uma eventual mudança de instalações por terem a Vet Póvoa como clínica de proximidade.

Mais uma vez MUITO OBRIGADO a todos, por este projeto ser possível e sustentável.

Jantar de Natal

Como já é habitual no durante o mês de Dezembro tem lugar o habitual jantar de Natal, junto com alguns colegas e amigos de longa data.

Este ano além de ser Natal, os nossos colegas da Vet Condeixa, clínica com a qual temos uma intensa partilha de recursos e conhecimentos de parte a parte, celebra 20 anos de existência.

Assim sendo, grande parte da nossa equipa foi até à Quinta Torre de Bera para uma festa especial. Tivemos um presente da Hi-Farmax e um grande concerto do grupo Garage.Natal

Parabéns à Vet Condeixa e um Santo e Feliz Natal.

IX Jornadas de Medicina Veterinária do ICBAS na Universidade do Porto

Foi com um grande orgulho e um enorme sentido de responsabilidade que mais uma vez saímos do conforto do nosso cantinho para ir discutir e partilhar conhecimento, desta vez das IX Jornadas de Medicina Veterinária do ICBAS na Universidade do Porto.

Tivemos dois médicos veterinários, membros da nossa equipa desde 2006, como oradores.

De manhã foi a vez do Ricardo Almeida falar sobre urgências cardiorrespiratórias e de casos práticos de lacerações e queimaduras.

A vet povoa foi ao ICBAS

Da parte da tarde a Carolina Taís Martins explicou o que devemos fazer na prática para o diagnóstico e resolução em urgências gastrointestiinais.

Aproveitamos para agradecer o convite da Associação de Estudantes, responsáveis pela organização destas IX Jornadas de Medicina Veterinária do ICBAS, pelo reconhecimento do nosso trabalho e pela confiança em nós depositada, bem como à assistência pelo interesse demonstrado nos assuntos abordados.

É claro que não poderíamos também de deixar de agradecer aos nossos clientes que continuam a confiar em nós casos dignos de serem partilhados com outros colegas e estudantes. Sem eles nada disto seria possível.

Saiba mais sobre este evento aqui

 

 

 

Gestão para Veterinários

Foi com grande sentido de orgulho e de responsabilidade que aceitei o convite da Improve (entidade de formação pós-graduada para veterinários presente em dezenas de países) para lecionar o seu primeiro curso a nível mundial inteiramente dedicado à Gestão para Veterinários.

Este desafio, acaba por ser o reconhecimento de 20 anos de dedicação à profissão veterinária, primeiro cinco anos a estudar, depois um de estágio e já lá vão catorze de prática clínica, cirurgia (incluindo cirurgia ortopédica por toda a região centro), muita formação (quer assistida quer lecionada), consultoria especializada e como não poderia deixar de ser a gestão da Vet Póvoa e agora também da Dona Micas.

Assim sendo considero que este é também o reconhecimento da nossa clínica como uma líder a nível nacional, e a prova de que o nosso foco quase obcecado nos patudos que nos são entregues e nas pessoas que em nós confiam a vida dos seus companheiros, vale muito a pena.

Posto isto, é hora de agradecer a todos os que nos fizeram chegar a este patamar.

Em primeiro lugar à nossa fantástica e incansável equipa, incluindo todos os que de qualquer forma foram participando neste projeto ao longo dos últimos 12 anos, com os quais mantemos estreitas relações de colaboração e amizade.

Reconheço que não será fácil trabalhar numa organização em que todos os dias temos de aprender, todos os dias temos de começar como se fosse do zero, com muita humildade, muita dedicação, muito esforço, muito investimento pessoal, muita perseverança e muita resiliência.

Uma organização em que todas as sugestões e reclamações são bem vindas e analisadas até ao mais ínfimo pormenor, e se algum procedimento por algum motivo correr menos bem (porque somos todos humanos), é prontamente analisado e corrigido.

Uma organização que trabalha em verdadeira simbiose, em que todos os esforços são direcionados para os objetivos comuns e em que todos os patudos são tratados como se fossem nossos.

Implementar projetos de melhoria contínua, gestão pela qualidade total ou filosofias lean numa pequena clínica veterinária no centro deste pequeno grande país, só é possível com pessoas extraordinárias.

O resultado é absolutamente fantástico e faz compensar todos os esforços.

Os processos, implementados ao longo desde anos, de redução dos tempos de espera, gestão integrada de fichas clínicas, gestão automática de stocks, assim como os investimentos realizados em equipamentos de elevada tecnologia e a formação dos nossos quadros permitem-nos ser muito mais eficientes e satisfazer as solicitações de forma cada vez rápida e eficaz. Mas isto é só o inicio, pretendemos continuar a apresentar novidades a cada ano, a cada mês e a cada dia.

Deixo uma palavra de apreço aos familiares da equipa (incluindo à minha), por todas as noites, fins de semana, feriados, Natais e passagens de ano que estiveram privados da companhia dos seus ente queridos, porque havia um patudo aflito a precisar de cuidados.

Gostaria de agradecer também aos colegas das organizações com que mantemos parcerias, quer seja os que nos enviam casos mais complexos, os que nos recebem para procedimentos mais especializados como a TAC ou a RM, e aos colegas que prestam serviços de especialidade nas nossas instalações.

Aos fornecedores que partilham a nossa visão e que fazem esforços extra para que um medicamento esteja disponível para salvar uma vida, ou para que um implante ortopédico raro possa estar à nossa disposição em 48 horas. Para os laboratórios que fazem um esforço extra para que análises altamente especializadas e complexas cheguem um dia antes do previsto, para resolver os problemas em tempo útil ou simplesmente aliviar um sofrimento 24h antes do previsto.

Para os patudos que tratamos vai um agradecimento especial por serem uma lição de vida. São verdadeiras forças da Natureza, e por vezes quando tudo parece perdido, conseguem arranjar energia de forma que nem a medicina consegue explicar

Mas tudo isto só é possível pela confiança dos nossos clientes, alguns deles há duas e três gerações, que nos entregam a vida e o bem estar dos melhores companheiros do mundo: Os vossos.

A TODOS UM MUITO OBRIGADO

Ricardo Almeida

Diretor Clínico Vet Póvoa

Saiba mais em aqui.

O Pai Natal Existe? – Na Vet Póvoa Sim

Radiografia_Vet_Povoa

Como tem sido habitual ao longo dos 23 anos da Vet Póvoa, todos os anos recebemos um “presente” para continuar a tratar dos nossos melhores amigos com a qualidade que merecem! Este ano as prendas vieram para o nosso aniversário! Decidimos investir na imagiologia, adquirindo um novo aparelho de radiografia e uma nova mesa para realizar ecocardiografias!

O novo aparelho, possui uma tecnologia mais moderna, captando imagens radiográficas de qualidade superior!

Só investindo na melhoria continua, conseguimos manter a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos melhores patudos do mundo: os vossos!

 

Mantemos o protocolo com o centro de imagem Montenegro para a realização das TACs e das Ressonâncias Magnéticas sempre que necessário.

Visita às vitimas dos incêndios

Desta vez vamos fazer ligeiramente diferente…

Ficámos atónitos e revoltados com as noticias daquele fatídico fim de semana.

Sentimos uma imensa tristeza ao ver a nossa maravilhosa região ardida, com noticias de pessoas feridas e mortas, outras desesperadas sem conseguir contatar os familiares e amigos, outras que perderam o investimento de toda uma vida. São danos sentimentais e materiais irrecuperáveis.

Mas, mais uma vez, a resposta solidária deste povo nos demonstrou que vale a pena reerguer tudo das cinzas outra vez, tendo rapidamente chegado ajuda para minimizar o sofrimento e as carências dos afetados.

Na nossa clínica, desta vez vamos fazer um pouco diferente… Como consideramos que essas aldeias e vilas estão também a precisar de uma palavra amiga, de um sorriso e de muito animo para a reconstrução, estamos a preparar, com um grupo de amigos, um conjunto de visitas com quatro objetivos principais:

  1. Levar uma palavra de conforto àquela gente
  2. Dar uma ajuda na reconstrução de estruturas perdidas, essenciais para a subsistência
  3. Detetar necessidades para reportar aos centros de recolha de bens solidários
  4. Levar os carros cheios para alguma necessidade mais imediata

Aqui na clínica, além de disponibilizarmos várias dezenas de quilos de ração, temos à disposição, um posto de recolha para alimentação de animais de companhia, que jamais devem ser esquecidos numa catástrofe como esta.

Vamos dando notícias dos progressos…

Dia do Animal

Nas comemorações do dia do Animal, de São Francisco de Assis, e do Médico Veterinário, começámos a manhã com consultas e cirurgias muito especiais.

Deslocamo-nos a um jardim de infância para uma hora de grandes brincadeiras à volta da saúde dos nossos companheiros de quatro patas.

Foi muito bom ver a atenção dos mais novos às nossas explicações e o espirito de entreajuda que se criou à volta dos nossos peluches doentes e acidentados. Felizmente já estão todos bem 🙂

Agora voltamos ao mundo real para um resto de dia nas consultas e cirurgias.

Dia 04 de Outubro Dia do Animal

Hoje celebra-se o Dia do Animal.

Em boa verdade é também o dia dos Médicos Veterinários e de São Francisco de Assis.

Este santo fundador da Ordem dos Franciscanos e criador do Presépio tal como o conhecemos hoje, demostrava um amor e compaixão por todos os seres vivos em geral e pelos animais em particular.

Assim sendo tornou-se padroeiro da ecologia e dos animais.

Não podemos deixar passar este dia sem lhe prestar a devida homenagem e desejar a todos os nossos melhores amigos um feliz dia do animal. Aproveitem para passear muito…

Queremos também deixar uma palavra de apreço a todos os médicos veterinários e às equipas de enfermeiros e auxiliares que dedicam a vida a dar o máximo de qualidade de vida aos nossos companheiros, quer prevenindo, quer tratando doenças e acidentes.